Dicas de economia de água:
Tomar banho:
Você sabia que tomando um banho de ducha com o chuveiro aberto por 15 minutos você gasta 135 litros de água? Mas se você morar em uma casa e fechar o registro ao se ensaboar e diminuir o tempo do banho para 5 minutos o consumo cai para 45 litros. Já se morar em apartamento, o consumo é ainda maior, podendo chegar a 243 litros. Com os mesmos cuidados de quem mora em casa, o consumo cai para 81 litros. Já no chuveiro elétrico, em casa o consumo é de 45 litros e em apartamento de 144 litros. Novamente utilizando os mesmos cuidados, consumo pode cair para até 15 litros a em casa e 48 em apartamento.
Escovar os dentes:
Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água. Nos apartamentos, escovando os dentes com a torneira meio aberta exatamente como na casa, o consumo é de 80 litros. E com os mesmos cuidados a economia chega a 79 litros de água.
Fazer a barba:
Em cinco minutos com a torneira aberta, podem ser gastos 12 litros em casa e 80 litros em apartamento.
Com economia, sem demora, e fechando a torneira, o consumo cai para 2 a 3 litros em casa e apartamentos.
Descarga:
Nunca jogue lixo no vaso sanitário nem utilize ele como cinzeiro. Também nunca acione a descarga a toa, porque ela consome muita água. Cheque sempre se a válvula esta funcionando normalmente, pois válvulas defeituosas podem gastar até 30 litros de água.
Lavar a louça:
Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxague. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.
Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros,
Num apartamento, nas mesmas circunstâncias da casa, o consumo é de 243 litros. Com economia cai para 20.
Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.
Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.
Lavar roupa:
Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez.
Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana.
Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue.
Aproveite a água do tanque ou máquina de lavar e lave o quintal ou a calçada, pois a água já tem sabão.
No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada.
A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade máxima.
Jardim e piscina
Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.
Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia!
Se você tem uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.
Calçada e Carro:
Ao lavar a sua calçada com mangueira, você desperdiça água que podia ser muito melhor utilizada em outras atividades. Adote o hábito de limpar a calçada ou o pátio da sua casa com vassoura. Lavando a calçada com mangueira por 15 minutos são gastos 279 litros de água.
Se a sujeira for em um lugar só, use um pano umedecido com a água que sobrou do enxague das roupas. Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros. Também acho muito legal uma técnica que o Manual do Mundo, um site sobre as coisas mais legais e simples da ciência e outras coisas ensinou, que é como lavar um carro usando um copo de água. Para assistir, acesse: manualdomundo.com.br
Bem gente, essas foram as dicas de hoje, espero que vocês tenham gostado, e tchau!!
Duda
Fontes:http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=140
Fontes:http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=140
Nenhum comentário:
Postar um comentário